terça-feira, 8 de novembro de 2011

Colégio Catarinense - Gabarito da P2 - GEOGRAFIA - 3o Trimestre - realizada no dia 03 de novembro de 2011

 1.A partir da reflexão e dos debates realizados em sala com o material do Projeto “Atitude pelo Planeta” da Junior Achievement, que a civilização “será sustentável se respeitar a capacidade de recuperação do planeta Terra e de seus ecossistemas (...). A partir destas reflexões, elabore um texto argumentativo, utilizanod apenas estas linhas abaixo (será avaliado a capacidade de síntese e organização das ideias) sobre a seguinte temática:
"O esgotamento das reservas naturais não ocorre somente pelo consumo, mas também pela forma inadequada de consumo"

Em sua resposta o aluno deveria argumentar sobre o consumo intenso nos dias atuais, resultado do atual estágio do capitalismo, bem como o desperdício causado a partir da degradação ambiental...

2.O Desenvolvimento Sustentável é definido como aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer as futuras gerações. Para ser alcançado é necessário que sigamos alguns parâmetros, digamos assim. Escreva quais são os três pilares (esses parâmetros) da Sustantabilidade para que haja realmente o desenvolvimento sustentável.

O aluno poderia transitar por duas possibilidades de respostas:
a)      Os pilares da Pirâmide da Sustentabilidade – só deve ser realizado algo que for socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.
b)      A partir dos pilares da Sustentabilidade – Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

3. O carvão mineral, dependendo do tempo decorrido do processo de fossilização, pode ser do tipo Turfa, Linhito, Hulha ou Antracito. Qual o critério utilizado para classificar o carvão nestes quatro tipos?

A quantidade de carbono presente em cada um desses tipos de carvão.

4.Com relação aos recursos energéticos assinale a única alternativa correta:

a) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
b) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.
d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".

5.Entende-se por "matriz energética" de um país

a) o total de estações geradoras de energia.
b) o potencial energético produzido pelo seu sistema elétrico.
c) a rede de linhas e equipamentos de transmissão de energia.
d) o conjunto de fontes geradoras de energia
e) a quantidade, medida em megawatts (MW), da energia consumida.

6.A Amazônia Brasileira foi definida pela geógrafa Bertha Becker como um "paraíso experimental', que polariza a atenção de interesses nacionais e estrangeiros.  Esta definição pode ser explicada em virtude da(o):

a) ocorrência de gigantescas jazidas minerais que permitem experiências novas no campo da siderurgia.
b) enorme diversidade da vida vegetal e animal da floresta amazônica, constituindo-se num rico banco de dados genéticos.
c) instalação de modernos laboratórios científicos em Manaus e Belém, com o objetivo de planejar uma rápida industrialização para a região.
d) presença de numerosos cientistas estrangeiros na região, visando à exportação de conhecimentos para seus países de origem.
e) esforço do governo brasileiro em instalar e desenvolver universidades públicas na região, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento.

7.Sobre a questão ambiental brasileira é correto afirmar:

a) Os desmatamentos e queimadas na floresta amazônica constituem um problema ambiental somente para a Região Norte.
b) As maiores degradações ambientais no país coincidem com as áreas de menor densidade demográfica e ligadas a economia informal.
c) O tombamento e a criação de parques nacionais constituem a forma cientificamente correta para a conservação dos patrimônios ecológicos.
d) A importância da problemática ecológica ou ambiental para a vida política está se ampliando consideravelmente a cada ano, embora seja preciso que essa consciência atinja todos os segmentos da sociedade, sem distinção.
e) Como não há interligação entre todos os ecossistemas, qualquer grande problema ambiental será regional, será controlado, bastando vontade política e participação da sociedade.

8.Sobre as condições de climas, solos e vegetação do Brasil, é verdadeiro afirmar que:

a) o domínio dos cerrados é típico dos climas tropicais do Brasil central
b) a área do pantanal matogrossense tem solos parcialmente inundados e condições climáticas subtropicais
c) a mata dos pinheirais ocupa solos espessos em climas equatoriais
d) as condições edafo-climáticas da floresta amazônica não diferem daquelas que ocorrem nos cerrados e na mata atlântica

9.Sobre a hidrografia brasileira e algumas das caracterís-ticas de seus rios, assinale o que for correto.

01.  O Brasil possui a mais densa rede hidrográfica do globo, em decorrência de fatores como sua extensão territorial, uniformidade de formas dominantes de relevo e dos climas com elevada precipitação, à exceção do interior do Nordeste, onde o clima é semiárido.
02.  O regime tropical, com cheias de verão, aplica-se apenas aos rios da extensa bacia Amazônica.
04.  A maioria dos rios brasileiros possui uma drenagem endorreica, isto é, flui para o interior do continente.
08.  No sertão semiárido nordestino aparecem os rios temporários, de regime irregular, dependentes da duração dos períodos de seca.
16.  Os regimes de alimentação dos rios brasileiros variam em função principalmente das chuvas, já que o degelo influi diretamente apenas no regime do alto Amazonas, a montante das fronteiras ocidentais do país.

SOMA - 25

10.A rede hidrográfica brasileira - muito rica em rios, mas pobre em grandes lagos - reflete as condições de umidade, estrutura geológica e relevo do território nacional. Sobre esta temática é incorreto afirmar que:    

a) o regime de alimentação dos rios brasileiros é basicamente pluvial, isto é, dependente das chuvas.
b) os rios brasileiros são predominantemente de planície, com amplo potencial para sua utilização como hidrovias para o transporte de cargas, sendo todos os rios brasileiros perenes.
c) o padrão da drenagem brasileira é o exorréico (desaguando no mar) e a grande maioria dos rios é perene (há fluxo de água durante todo o ano).
d) há uma estreita relação entre a presença das usinas hidrelétricas e as bacias hidrográficas que drenam áreas planálticas, embora esse não seja o único critério para sua localização.

11.Leia e analise os dados:

I.    É um rio de planalto que tem seu curso entrecortado por cachoeiras em diversos pontos.
II.   Suas águas são utilizadas para a irrigação, abastecimento urbano, rural e industrial.
III. É o maior rio totalmente brasileiro.
IV. Tem afluentes permanentes e temporários.

O rio que reúne as características apresentadas acima é o:

a)   Araguaia
b)   São Francisco
c)   Tocantins
d)   Amazonas
e)   Parnaíba

12.“Foz do Iguaçu tem uma vocação incorrigível para a grandiosidade. Não bastasse reunir em seu território as mais  extraordinárias cataratas e uma das mais extensas reservas biológicas do continente, a cidade ainda abriga a maior usina hidrelétrica do continente. Barragens da altura de um edifício de 65 andares revelam as dimensões de Itaipu, que consumiu 120 milhões de metros cúbicos de concreto em sua construção. A monumental obra no Rio ______________ suporta uma vazão de água 40 vezes superior à das cataratas, produzindo energia compartilhada pelo Brasil e pelo Paraguai.” A lacuna acima é corretamente preenchida com:

a)   Iguaçu
b)   Paraná
c)   da Prata
d)   Paranapanema
e)   Paraguai

13.Sobre as fontes de energia utilizadas pelo homem, é possível afirmar, de forma correta, que:

a)   entre as fontes de energia classificadas como renováveis, destacam-se o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e os minerais radioativos.
b)   as fontes de energia modernas, de rendimento elevado, respondem por quase metade da energia consumida atualmente no mundo.
c)   o petróleo foi a fonte de energia básica que garantiu a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII.
d)   as fontes de energia utilizadas, variaram, através dos tempos, em função do desenvolvimento cultural e técnico-científico das sociedades.
e)   o uso da energia alternativa, gerada pelo álcool, pelo sol, ou ventos, é crescente, graças à baixo custo tecnológico necessária à sua produção.


Desafio ENEM adaptada (Esta questão vale um ponto extra, caso você não atinja a nota máxima - Não será computada nota acima de Dez).

Para compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhecer a gênese e o processo de formação do petróleo descritos no texto a seguir. "O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática acumulados no fundo dos oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de coloração negra denominadas jazidas de petróleo." (Adaptado de TUNDISI.  "Usos de energia."  São Paulo: Atual Editora, 1991). As informações do texto permitem afirmar que:

a) o petróleo é um recurso energético renovável a curto prazo, em razão de sua constante formação geológica.
b) a exploração de petróleo é realizada apenas em áreas marinhas.
c) a extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não poluentes dada sua origem natural.
d) o petróleo é um recurso energético distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independentemente da sua origem.
e) o petróleo é um recurso não renovável a curto prazo, explorado em áreas continentais de origem marinha ou em áreas submarinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário